Total de visualizações de página

Como Sândalo


Texto retirado do seminário litúrgico- catequetico O DOMINGO. (folheto dominical)


Como Sândalo....


Sândalo é uma planta aromática e medicinal. À medida que o machado a corta, ela vai exalando mais e mais seu aroma, perfumando até mesmo a ferramenta que a fere. Por isso o sândalo é metáfora do ser cristão. Na história antiga da igreja, bem como no começo, viveu-se a era dos mártires. Recentemente, na América Latina e um pouco em todos os continentes, reviveu-se essa era, com centenas de pessoas que deram o sangue pela evangelização e pelo reino. Perguntamos se na história da igreja e da humanidade há momentos de fé mais expressivos do que esses;usando a metáfora do sândalo, se há outras épocas mais aromáticas do que essas. Parece que não.

Contudo, não se trata de fazer apologia ao martírio ou de incentivar as pessoas a buscá-lo. É sempre oportuno repetir o que diz o Salmo 116,15: "Javé lamenta profundamente a morte de seus fieis" Ele, amante da vida, quer seus fiéis vivos. Santo Irineu afirmou: " A glória de Deus é o ser humano vivo... e a vida do ser humano é a visão de Deus".

Martírio é sempre denúncia de que não há liberdade e justiça. A bandeira do Cristão não é o martírio, mas o reino, que elimina todas as injustiças. Quando o reino se concretizar, então não teremos mais mártires. Enquanto isso não acontece, o martírio se torna denuncia: acusa a ausência de liberdade e da justiça.

No evangelho de hoje(22-06-2008 Mt 10,26-33), fala-se bastante de temer/não temer. O medo de expressar a fé paralisa e engessa o testemunho cristão, ao passo que a coragem de testemunhar Jesus Cristo num contexto hostil confere aos cristãos sua verdadeira identidade. Um dado preocupante: no acerto final, o testemunho que Jesus dará de nós será proporcional ao testemunho que tivermos dado dele.

Pe. José Bortolini, ssp


Dica: nos finais de semana ao participarmos do Santo Sacrifício da Missa; atrás do folheto sempre tem umas reflexões a respeito do tema da liturgia daquele final de semana, nesses textos são possíveis de se encontrar verdadeiras riquezas assim como o texto supracitado. Vale a pena dar uma conferida...

é isso aí irmão, fike bein....

Nenhum comentário: