Total de visualizações de página

Ainda sobre o lar...


O lar tem sempre a ver com as experiências da infância. Alí não se precisava produzir nada. Alí a gente era sempre bem-vindo (a). Muitos têm saudades do lar que viveram no tempo de criança. Mas, quando visitam a cidade de sua infancia, percebem logo que não é mais seu lar. E inclusive a casa de seus pais não mais lhes oferece muitas vezes um lar.

"Estar em casa só se pode onde mora o mistério."

Só quando estiver em contato com o mistério, que marcou minha infancia, eu me sentirei em casa. Mas o lar não é apenas o lugar onde passamos nossa infencia. Ele aponta também para o futuro, para a pátria que nos espera. Em última analise, vale o que Paulo escreveu aos Filipenses: "Nós somos cidadãos do céu" (Fl 3,20). Essa visão abrange a vida toda. O escritor Heinrich Jung-Stilling vê uam intima conexão entre a pátria da qual somos originários e aquela para a qual nos dirigimos: "As duas coisas mais belas são a pátria da qual proviemos e a patria para a qual nos dirigimos". Para aquele que perdeu inclusive o desejo, Hermann Hesse diz que encontrará consolo na patria: " Também a fonte dos sonhos secou. Mas confia! No fim de teu caminho haverá uam pátria".

Só quem se arrisca a sair para o mundo estranho sente suadades da pátria e do lar. tem saudades do lar que perdeu. Sua tarefa consiste em construir um lar em meio ao deconhecido, construir um ambiente em que as pessoas se sintam em casa.

Onde a amor, lá nasce o lar.


do livro: Seja Fiel aos seus Sonhos- Anselm Grün

Nenhum comentário: